terça-feira, 13 de novembro de 2007

Joropo - Dança típica da Venezuela

Joropo é, por excelência, a dança típica da Venezuela, embora também sejam destacadas a Salsa e La Locaína. Alguns acham que a palavra Joropo provém de xarope, palavra árabe que significa jarabe (bebida, porção). Além disso, pensa-se que o Joropo veio da Europa, pois possui formas e maneiras semelhantes ao flamengo e a outros bailes da região da Andaluzia, na Espanha. Essa semelhança se deve à fusão cultural que se deu na Venezuela à época da colonização.

Existem três tipos de Joropo. O de Llanero, que se caracteriza por sapateado forte do homem e passos muito sutis da mulher). Já o Tuyero central, comum na parte central do país, é mais pausado, mas seu ritmo é mais acelerado. E há também o Oriental, que se usa para celebrar a Cruz de Mayo, na parte Leste do país.

Os dançarinos ficam em um círculo e giram ao contrário dos ponteiros do relógio, formando figuras tradicionais. O homem guia a mulher e esta o segue. São quatro os instrumentos típicos para se tocar o Joropo: o bandolim, uma espécie de viola, um tipo de harpa e as maracas.
Na verdade,o Joropo não é só um estilo musical, também é dança, e representa uma festa popular, é um baile alegre e divertido e reúne seus participantes,em cada zona geográfica toma sua própria essência, e e desenvolve diferentes figuras e passos em cada lugar, existindo assim figuras básicas que os identificam..

Não é por acaso, aliás, que Niento não reluta em afirmar: “El Joropo es el alma de Venezuela hecha canción”.

E aqui, um vídeo com a dança:

49 comentários:

Anônimo disse...

essa dança e uma merda !!!!!!
ninguem merece
meu nome e giulia souza
mi adcionem no msn meu e-mail e giulia.souza197@hotmail.com

Anônimo disse...

essa dança e uma merda !!!!!!
ninguem merece
meu nome e giulia souza
mi adcionem no msn meu e-mail e giulia.souza197@hotmail.com

Anônimo disse...

gostei da dança achei bem legal mas voces podem me ajudar com os escritores da venezuela?
é um trabalho que eu tenho q fazer de espanhol.

Anônimo disse...

me ajudem por favor!!!

Anônimo disse...

Parabéns, adorei!!!! sou missfran moro em Imperatriz\MA,sou professora de espanhol e estou promovendo um projeto sobre a cultura dos países que falam espanhol.Muito legal esta dança, posso usar em meu projeto???
bjos
Missfran

Anônimo disse...

eu preciso de folclores da venezuela!!!pelo amor de Deus a minha professora é um saco!!socorro

Anônimo disse...

gostaria de algumas imagens de roupas regionais e grupos de dança da venezuela, preciso fazer um trab. escolar é urgente !!!!!!!!
drica

Unknown disse...

presiso saber a historia da dança da venezuela vcs podem ajudar? obrigado

Unknown disse...

bom dança é muito legal é a pessoa em magrecom isso!



=*

priscila fachetti disse...

imagino q essa dança seja muito difícil...
os dançarinos tem uma habilidade enoorme com os pés
eles dançam muiito!!
xD

anny disse...

PÁRÁÁÁAÁÁÁAAÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!
amei essa dança, é muito legal...

Anônimo disse...

que dança horrivel fala serio prefiro a da china ( amo a china)
fique sabendo que sou fã do jackie chan

Anônimo disse...

é legal cada um tem a sua cultura eu mesmo prefiro a chinesa

meu video prefrido disse...

gostei muito essa dança e fenomenal

Anônimo disse...

Essa dança deve ser legal no país deles.. mas pra mim pareceu mto gay ! '-'
beijoos colégas ;]

Anônimo disse...

meu nome é: GABRIELA GUIMARÃES
eu tenho 21 ANOS
vivo em PASSOS ! me procurem para qualquer serviço.
eu sei dançar joropo e várias outras danças.
tbm posso trabalhar como garçonete, lanterninha de cinema e vários outros serviços.
para qualquer contato:
021 35 3526-5168
ME PROCUREM!
ESTOU QUERENDO GANHAR MINHA VIDA SOZINHA.
OBRIGADA!

Anônimo disse...

muito massa o blog ajudou muito na minha feira cultural vale!!!!!!

quilombonnq disse...

1. REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA!
A COMUNIDADE NEGRA AFRO-LATINA BRASILEIRA
A FAVOR DAS COTAS RACIAIS E
APOIA É SOLIDARIA AO POVO PALESTINO. VIVA A PALESTINA!
Viva! Chávez! Viva Che!Viva! Simon Bolívar! Viva! Zumbi!
Movimento Chàvista Brasileiro
Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndios descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosa quantos as do 1º Mundo.
O.N.N.QUILOMBO –FUNDAÇÃO 20/11/1970
quilombonnq@bol.com.br

hugo.chavvs.viva disse...

2. REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA!
É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Osvaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,Rafael Correa, Fernando Lugo não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che,Viva MalcolnX ,Martin Luther King, Viva Osvaldão, Viva Fidel,Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.
O.N.N.QUILOMBO –FUNDAÇÃO 20/11/1970
quilombonnq@bol.com.br

LeoO disse...

isso e bom ,voces estao mostrando a cultura da venezuela para o mundo
ass leo

VAL disse...

A PESSOA QUE ACHA ESSA DANÇA UMA MERDA É PORQUE ESSA SIM É MUITO SEM CULTURA, NÃO SABE APRECIAR A DIVERSIDADE QUE O MUNDO TEM EM TERMOS CULTURAIS, OU TALVEZ SÓ OUÇA E DANCE ALGUMAS MÚSICAS RIDÍCULAS QUE TEMOS AQUI NO BRASIL, PAÍS QUE TANTO AMO, PORÉM, VAMOS RESPEITAR, NINGUÉM MERCE MESMO É UM TAL DE CRÉU E UMA EGUINHA POCOTÓ ETC, ETC, ETC DA LICENÇA PESSOAS SEM CULTURA.

Anônimo disse...

Gostei muito dessa dança!
É muito interessante!
Gosto de saber das culturas dos outros Países!

Anônimo disse...

Essa dança e euma porcaria, não quero ela, quero um trabalho de espanhol!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

essa dança é 1 merda!!!!!!!!!!!!!
kralho!

Alunos do 6ºC de 2010 da Projeto Vida disse...

afe

Anônimo disse...

essa dança e uma merda porem me a jurada muito

Anônimo disse...

essa dança até que é bem legal.gostei mais so mais chegada nas baladas mesmo!!!!

Anônimo disse...

gostei!meu nome é adani e é bem legal

Unknown disse...

essa dança e uma tragedia total no mundo e chato pra caramba eu kase dormi de tedio!!!!

Anônimo disse...

Valew Ajudou bastante :)

Anônimo disse...

nossa super diferente mas naum é meu estilo,mas ame

Anônimo disse...

Oi!
Estava olhando sobre as danças da Venezuela e amei sua postagem!Valeu por me ajudar!Ha,me chamo Gabriela.

Bjs!

marina disse...

!!!ajudou

Jonieli disse...

Essa dança é muito diferente das q eu vejo....gostei a dança....cada pessoa têm um gosto diferente e o meu gosto diz q ela é boa!
sou Jonieli de MS PBA

Anônimo disse...

adorei essa dança nunca tinha visto muito...legal parabens quem postou, parabens para quem dançou essa dança e parabens quem criou essa dança diferente. Adoreiiiiiiii

Anônimo disse...

que caralho de dança e essa

Anônimo disse...

Essa dança é muito emocionante... Os passos são demais!!!!! E os efeitos especiais enriqueceram o vídeo! Parabéns!!!

Anônimo disse...

esssa dança e ridicula, patetica;medonha...vcs concordam?

Anônimo disse...

Essa dança é legal, ainda mais dançando com os pés frenéticos

Ayssa C. disse...

olha eu acho que voces nao deviam ficar ofendendo a cultura de outros países. Ah e pessoinha aí de cima que falou que queria um trabalho de espanhol e nao essa porcaria,O QUE VC AINDA TA FAZENDO NO SITE????
PS.: eu nao gosto de funk, mas todas as minhas amigas sao funkeiras, e eu respeito entao acho que vcs tambem deveriam respeitar a cultura venezuelana por que aposto que voces nao conseguiriam dançar assim;
PS.: Valeu pessoinha que fez o blog, devo meu super 10 a vc!!

Camila disse...

Tenho que admitir que essa musica que certas pessoas chamaram de "merda" é 100 não não,1000 vezes MELHOR que fank fala sério né pelo menos a musica tem ritmo e não é que nem Fank que fica dizendo "senta senta" Ou "Ai Ai Se eu te pego" aahhh vão se cata meww!!!Gostei muito da dança ta !!! Beijão !!!

Unknown disse...

eheh pessoal , veces dizem com cada coisa ,... a dança pode parcer estranha para quem nao conhesse , mas ai é que esta a graça da coisa .é precisamente na diferença . ja algum de voces assistiu ou conhesse o folclore portugues ?? eu pessoalmente nao aprecio dançar ... mas adoro ver ..e digo-vos é dificil pra caramba tambem ...assim como adoro as musicas sertanejas dai do Brasil , porque rok tem em todo mundo ou sons parcidos ... mas estas danças e musicas sao a alma de um país ... fiquem bem , um abraço de portugal ...adorei a dança do "joropo"

Jama Libya disse...

1° A GLOBO ditadura Vandalista da comunicação, leviana ardilosa e racista inimiga do povo brasileiro. No Brasil os judeus monopolizam a TV discriminam e humilham as mulheres negras?A MeGaLOBO RACISMO? A violência do preconceito racial no Brasil personagem(Uma negra boçal degradada pedinte com imagem horrenda destorcida é a Adelaide http://globotv.zorra-total/v/adelaide-e-briti-pedem-dinheiro-no-metro/, do Programa Zorra Total, TV Globo do ator Rodrigo Sant’Anna? Ele para a Globo e aos judeus é engraçado, mas é desgraça para nós negros afros indígenas descendentes, se nossas crianças não tivessem sendo chamadas de Adelaidinha ou filha, neta e sobrinha da ADELAIDE no pior dos sentidos, é BULLIYING infeliz e cruel criado nos laboratórios racistas do PROJAC (abrev. de Projeto Jacarepaguá da Central Globo de Produção) da Rede Globo é dominado por judeus diretores,produtores e apresentadores ( OBS. alem destes judeus e judias citados existem centenas de outros e mais de 200 atores, atrizes, comediantes, artistas e apresentadores judeus e judias e milhares de empregados e colaboradores da " Rede Globo Judaica Midiática Brasileira" )como Arnaldo Jabor,Carlos Sanderberg,Luciano Huck, Jairo Bouer,Luis Erlanger,Marcos Losekann,Marcius Melhem e Leandro Hassum,Vladimir Brichta,Tiago Leifert, Pedro Bial,William Waack,William Bonner & Fatima Bernardes,Ernesto Paglial & Sandra Annenberg, Pedro Doria & Leila Sterenberg, Mateus Solano& Paula Braun,Mônica Waldvogel,Renata Malkes,Sandra Passarinho,Amora Mautner, Lillian W. Fibe,Esther Jablonski,Glenda Kozlowski, Leila Neubarth,Beatriz Thielmann,Gilberto Braga,Wolf Maya,Mário Cohen,Ricardo Waddington,Max Gerinder ,Maurício Kubrusly,Mauro Molchansky,Maurício Sirotsky,Marcelo Rosenbaum,Michel Bercovitch,Fábio Steinberg,Carlos de Lannoy,Roberto Kovalick,Guilherme Weber,Caio Blinder,Daniel Filho,Gilberto Braga,Walcyr Carrasco,Carlos H. Schroder e o poderoso Ali Kamel diretor chefe responsável e autor do livro Best seller o manual segregador (A Bíblia do racismo,que irônico tem por titulo NÃO SOMOS RACISTA baseado e num monte de inverdades e teses racistas contra os negros afrodescendentes brasileiros) E por Maurício Sherman Nisenbaum (que Grande Otelo, Jamelão e Luis Carlos da Vila chamavam o de racista porque este e o Judeu sionista racista Adolfo Block dono Manchete discriminavam os negros)responsável dirige o humorístico Zorra Total Foi dono da criação de programas e dos programas infantis apresentados por Xuxa(Luciano Szafir)e Angélica(Luciano Hulk) ambas tendo seus filhos com judeus,apresentadoras descobertas e lançadas por ele no seu pré-conceitos de padrão de beleza e qualidade da Manchete TV dominada por judeus sionistas,este BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo,

Jama Libya disse...

2° A GLOBO BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo, que nem ADOLF HITLER fez aos judeus mas os judeu sionistas da TV GLOBO faz para a população negra afrodescendente brasileira isto ocorre em todo lugar do Brasil para nós não tem graça, esta desgraça de Humor racista criminoso, que humilha crianças é desumano para qualquer sexo, cor, raça, religião, nacionalidade etc. o pior de tudo esta degradação racista constrangedora cruel é patrocinada e apoiada por o Sr Ali KAMEL fascista sionista (marido da judia Patrícia Kogut jornalista do GLOBO que liderou dezenas de judeus artistas intelectuais e empresários dos 113 nomes(Manifesto Contra as contra raciais) defendida pela radical advogada Procuradora judia Roberta Kaufmann do DEM e PSDB e o Senador Demóstenes Torres que foi cassado por corrupção)TV Globo esta mesma que fez anuncio constante do programa (27ª C.E. arrecada mais de R$ 10,milhões reais de CENTARROS para esmola da farsa e iludir enganando escondendo a divida ao BNDES de mais de 3 bilhões dólares dinheiro publico do Brasil ) que tem com o título ‘A Esperança é o que nos Move’, show do “Criança Esperança”de 2012 celebrará a formação da identidade brasileira a partir da mistura de diferentes etnias) e comete o Genocídio racista imoral contra a maior parte do povo brasileiro é lamentável que os judeus se divirtam com humor e debochem do verdadeiro holocausto afro-indigena brasileiro o Judeu Sergio Groisman em seu Programa Altas Horas e assim no Programa Encontro com a judia Fátima Bernardes riem e se divertem.(A atriz judia Samantha Schmütz em papel de criança um estereótipo desleal e cruel se amedronta diante aquela mulher extremamente feia) para nós negros afros brasileiros a Rede GLOBO promove incentiva preconceitos raciais que humilha e choca o povo brasileiro.Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil - quilombonnq@bol.com.br

carlos disse...

achei muto ESTRANHO essa dança pq o pessoal so fica rodopiado e girando sei la

carlos disse...

achei muto ESTRANHO essa dança pq o pessoal so fica rodopiado e girando sei la

Anônimo disse...

E eles DANÇA bonitinho

Unknown disse...

Alguem em 2019

Anônimo disse...

Merda e VC que num gosta ����