quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Símbolos Pátrios e Nacionais da Venezuela

Uma lei de 1954 estabelece como Símbolos Pátrios da Venezuela a Bandeira Nacional, o Escudo de Armas e o Hino Nacional. Além dos Símbolos Pátrios consideram-se como Símbolos Nacionais:

Flor Nacional

* A Orquídea (Cattleya mossiae)

Este tipo de orquídea (Cattleya) é conhecida no país como Flor de Mayo, por florescer no mês de Maio. Foi-lhe concedido o estatuto de Flor Nacional no dia 23 de Maio de 1951.

Árvore Nacional

* O Araguaney (Tabebuia chrysantha)

Espécie autóctone da Venezuela, o Araguaney pertence ao género Tabebuia, que em português é conhecido como Ipê. A árvore pode atingir entre 6 e 12 metros e é encontrada por quase todo o território venezuelano. Floresce entre Fevereiro e Abril de cada ano; Rómulo Gallegos referia-se a estes meses como La primavera de oro de los araguaneyes (a Primavera dourada dos araguaneys, devido à cor da flor da árvore). Declarada Árvore Nacional em 29 de Maio de 1948.

Pássaro Nacional

* O Turpial (Icterus icterus)

Pássaro amarelo-alaranjado, com exceção da cabeça e das asas, que são negras (com algumas partes brancas), apresentando uma mancha azul junto aos olhos, o turpial é conhecido pelo belo canto que realiza ao amanhecer. Foi declarado Pássaro Nacional no dia 23 de Maio de 1958.

Canção Nacional

* Alma Llanera, um tema interpretado em estilo joropo (ou seja com harpa, maracas, cuadro e voz). Estreado em 1914, é a Canção Nacional da Venezuela.

Nenhum comentário: