quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Culinária - Arepa


Arepa é um alimento elaborado a partir da farinha de milho, típico da gastronomia da Venezuela e em menor grau da Colômbia.

Cada arepa apresenta uma forma circular achatada com cerca de dez a vinte centimetros de diâmetro. Pode servir de acompanhamento a outros alimentos ou então ser o prato principal de uma refeição.

Etimologia
Para alguns estudiosos a palavra arepa deriva de erepa, palavra que os índios Cumanagotos usavam para se referir ao milho. Segundo outra perspectiva a palavra derivaria de aripo, uma placa de barro onde os índios coziam o milho.


Forma de preparação
O método actualmente mais utilizado para preparar arepas é utilizar farinha de milho pré-cozida disponível no mercado (existem duas variantes de farinha, a branca e a amarela). A farinha é misturada com água (de preferência morna) e sal; algumas pessoas podem acrescentar um ovo e/ou leite. Depois de esta mistura ter sido amassada, de modo a se alcançar uma massa compacta, retiram-se dela pequenos bolos que são achatados com as mãos podendo estes ser fritos, cozidos ou assados.

Uma vez pronta a arepa pode ser consumida simples ou então pode ser aberta com uma faca para lhe ser acrescentada manteiga, fatias de queijo ou fiambre ou outros alimentos que estejam de acordo com a imaginação, gosto e tradição local.

3 comentários:

Anônimo disse...

exelente

Anônimo disse...

bom

Anônimo disse...

ixo é ruim p caralho vai tmar no cu filha da puta! tu ea tua arepa corno viado